Algumas vezes, o médico patologista precisa de técnicas complementares para conseguir alcançar o diagnóstico correto. Dentre essas técnicas o estudo imuno-histoquímico exerce um papel fundamental como diagnóstico complementar ao exame anatomopatológico, para fins de diagnóstico e prognóstico de muitas doenças.
O propósito da imuno-histoquímica é reconhecer antígenos e assim identificar e classificar células específicas dentro de uma população celular morfologicamente heterogênea (ou aparentemente homogênea). A visualização do complexo antígeno-anticorpo é possível pela adição de um cromógeno conjugado ao anticorpo e enzima que pode então ser observado ao microscópio.
ENTRE AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA IMUNO-HISTOQUÍMICA TEMOS:
O exame por congelação é um procedimento diagnóstico imediato, que permite ao médico cirurgião conhecer o diagnóstico de seu paciente durante o ato cirúrgico, e assim, definir melhor, naquele momento, o procedimento cirúrgico mais adequado.
Exame este realizado durante o ato cirúrgico, onde o cirurgião retira material que deverá ser analisado e diagnosticado pelo patologista em poucos minutos. Pode ser utilizado para se determinar a natureza de uma lesão como, por exemplo: tumores benignos e malignos, processo inflamatório, ou para definir se a margem cirúrgica está livre da lesão.
O material da congelação seguirá posteriormente para análise anatomo-patológica. Nossos agentes logísticos retiram os materiais nos Hospitais conveniados, estão preparados e treinados com Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – MOPP utilizando os meios necessários para sua segurança e do material.
O QUE É
A PAAF (Punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassom) é uma técnica minimamente invasiva de obtenção de células de órgãos e tecidos, principalmente para acessar diretamente órgãos superficiais (como linfonodos, tireoide e mama). Para órgãos com estruturas profundas, é utilizada a punção biópsia por agulha grossa, guiada por ultrassom ou tomografia.
A coleta da PAAF é realizada guiada por ultrassonografia. Localiza-se o nódulo ou cistos pelo ultrassom e então coloca-se a agulha realizando a aspiração de células. Essas células são colocadas em uma lâmina e analisadas pelo médico patologista com o objetivo de definir se a lesão puncionada é benigna ou maligna (câncer).
Exames
Materiais analisados
Materiais analisados
Materiais analisados
Materiais analisados
Materiais analisados
Materiais analisados
Materiais analisados
Materiais analisados
Rua Padre João Gualberto, 664. Centro. Eunápolis - BA, 45820-490